Divulgação Foto: Paulo Mumia/Agência O Globo

Mais uma perda no meio do Rádio e Televisão Brasileira, faleceu no dia 3 de outubro de 2024 aos 97 anos, o Jornalista Cid Moreira, bastante conhecido, principalmente na televisão quando apresentava o tradicional Jornal Nacional da Rede Globo.

Cid Moreira nasceu em Taubaté em 1927 e havia completado recentemente 97 anos no domingo dia 29 de setembro, estava desde 4 de setembro internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, quando deu entrada com insuficiência renal crônica.

O jornalista atuou em diversas emissoras de rádio e televisão ao longo de sua carreira, iniciando sua carreira em 1944 na Rádio Difusora de Taubaté depois passando pela Rádio Bandeirantes, Rádio Mayrink Veiga, Tv Rio, Tv Tupi, Excelsior e Continental.

Apresentou telejornais como Jornal da Globo em 1969, e o recém lançado Jornal Nacional dividindo a bancada com Hilton Gomes, dois anos depois formou parceria na bancada com Sérgio Chapelin. Em 26 anos Cid foi o principal rosto do JN e sua voz e seu “boa-noite” diário, marcou a televisão brasileira. Em 1996, uma reformulação do programa trouxe novos apresentadores, William Bonner e Lillian Witte Fibe, com Cid Moreira dedicando-se à leitura de editoriais.

Dentre as frases marcantes de Cid Moreira estão além do tradicional “boa-noite” com sua voz empostada e grave, em 1999 teve um quadro do Fantástico bastante icônico e lembrado com Mr. M o “senhor de todos os sortilégios”, ainda na década de 1990 gravou salmos Bíblicos,  posteriormente em 2011 gravou a Bíblia na integra que se tornou sucesso de vendas.

Teve uma biografia publicada em 2010 intitulado “Boa Noite – Cid Moreira, A Grande Voz da Comunicação do Brasil” escrita por sua esposa, Fátima Sampaio Moreira. No mesmo ano durante a copa do mundo gravou a famosa vinheta “jabulaaani!” veiculada durante os programas esportivos da Globo naquele período.

 

Diversos sites, portais de conteúdos, emissoras de rádio e televisão repercutiram a perda deste ícone do jornalismo do rádio e da televisão Brasileira.

Nossos sentimentos aos colegas, amigos e familiares deste comunicador que muito realizou no meio do Jornalismo Brasileiro.

 

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/10/03/morre-cid-moreira.ghtml
https://tudoradio.com/noticias/ver/32056-jornalista-cid-moreira-morre-aos-97-anos-na-regiao-serrana-do-rio-de-janeiro

error: O conteúdo está protegido !!