Divulgação: TVE-RS redes sociais / Governo Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul passa por uma situação complicada na região do Vale do TaquariSerra Gaúcha e Norte do RS, devido as fortes chuvas que atingiram o estado na primeira semana de Setembro 2023, diversos municípios foram fortemente castigados por conta das cheias de rios que invadiram as casas e praticamente destruíram municípios inteiros, dentre eles os municípios de Muçum e Roca Sales, além de Santa Tereza, Lajeado, Estrela, Encantado entre outros também estão em situação de calamidade pública, muitos perderam casas, familiares e tudo que tinham, sendo acolhidos em ginásios de esportes e locais de acolhimentos.

Com isso foi montado uma força tarefa de ajuda através dos meios de comunicação seja de rádio, Tv locais e portais de conteúdos, além de emissoras de toda a região dedicando horas em sua programação, para cobertura sobre o ocorrido, além de arrecadar donativos, afim de ajudar nessas horas difíceis de reconstrução, e a volta da normalidade nas cidades atingidas.

Saiba como ajudar:

Toda ajuda é bem vinda, a população atingida pelas enchentes precisa de água potável, alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza. As doações podem ser feitas em qualquer município, principalmente em prefeituras, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros e agências do Banrisul dentre outros locais.

  • Veja, abaixo, os canais de contato disponibilizados pelas prefeituras para ajudar os atingidos. (Fonte G1 RS)

Porto Alegre: Central de doações da Defesa Civil – Av. Borges de Medeiros, 1501, no bairro Praia de Belas
Palácio Piratini – Praça Mal. Deodoro, no Centro Histórico
Quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
Pontos de coleta da Campanha do Agasalho
Agências do Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Muçum: Várias cidades se uniram para recolher doações para Muçum. A cidade foi uma das mais afetadas pela passagem do ciclone. Os pontos oficias de arrecadação, em Porto Alegre, realizam a distribuição dos donativos para muitas cidades, entre elas Muçum. Além disso, estabelecimentos privados, como shoppings e supermercados também estão recebendo donativos.

Lajeado: A prefeitura informou que precisa de doações de colchões, móveis, eletrodomésticos, roupas, cobertores, toalha de banho, alimentos e itens de higiene.
O ponto de coleta dos donativos é o Centro Recrie, na rua Irmando Weissheimer, 83, no Pavilhão 3.

Estrela: As famílias precisam principalmente de água, cobertores, travesseiros, colchões, produtos de higiene pessoa e de limpeza e alimentos.
As doações devem ser levados ao Centro Comunitário Cristo Rei, que é o ponto de arrecadação oficial.

Encantado: A prefeitura da cidade está recolhendo doações em diversos pontos. Saiba onde deixar os donativos:
Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese: Água e alimentos não perecíveis.
Pavilhão do Anita Garibaldi, estrada dos Imigrantes, 500: Roupas, colchões e cobertores.
Palco do acampamento farroupilha, Parque João Batista Marchese: Produtos de higiene pessoal e de limpeza.
Secretaria de Obras: Móveis e demais utensílios.
Farmácia Municipal, no Posto Central: Medicamentos.

Santa Tereza: A cidade precisa principalmente de material de limpeza, água e alimentos. Assim que o leito baixar, o Salão Paroquial da cidade será o local que deve receber as doações. Para mais informações: (54) 99681- 2731.

Nova Araçá: Os donativos necessários no momento são: alimentos, roupas, móveis, itens de higiene e limpeza. As doações devem ser levadas para o prédio central da prefeitura municipal.
Caso necessário, a prefeitura recolhe as doações também. Para informar o local onde os donativos devem ser recolhidos, é preciso entrar em contato através dos números: (54) 3275-1038 ou (54) 3275-1333

Bento Gonçalves: As famílias atingidas pela cheia do Rio das Antas precisam principalmente de agasalhos (roupas e calçados), cobertores, itens de higiene pessoal, de limpeza e alimentos não perecíveis.
As doações deve, ser enviadas para a sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha, ou para a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, na Rua 10 de Novembro, no bairro Cidade Alta.
Quem não conseguir levar as doações até os locais, pode ligar para recolhimento: (54) 3055-7337

Nova Bassano: A cidade precisa de doações de roupas de cama, cobertores, produtos de higiene e limpeza, colchões, móveis e alimentos. Os donativos devem ser enviados para o Ginásio Municipal Zeferino.
Para quem não conseguir levar até o ginásio, pode ligar para recolhimento: Defesa Civil – (54) 8432-7212 ou Prefeitura – (54) 3273-1670

Nova Prata: As famílias atingidas pela enchente e alagamentos precisam de alimentos, colchões, roupas de cama, produtos de higiene pessoal, toalhas de banho e produtos de limpeza.
As doações devem ser levadas para a Secretária da Saúde ou na Secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

Passo Fundo: A prefeitura está recolhendo alimentos, colchões, eletrodomésticos, móveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e toalhas de banho.
Os pontos de arrecadação são a prefeitura municipal, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Segurança e Câmara Municipal de Vereadores.

Erechim: A Força Voluntária Alto Uruguai recebe materiais de doação para ajudar as vítimas da enchente no estado. A partir de quinta-feira (7), o recolhimento poderá ser acertado por meio do telefone 199. É possível levar os donativos até a sede operacional da organização, que fica na Rua Dr. José Bisognin, 182, no bairro São Cristóvão, das 13h30 às 19h.

 

FONTES e FONTES DE PESQUISAS E ACOMPANHAMENTO DA SITUAÇÃO, Acesse para mais informações:
https://www.estado.rs.gov.br/ultimas-noticias
https://www.defesacivil.rs.gov.br/inicial
https://www.facebook.com/photo/?fbid=721631549987129&set=a.449665887183698
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2023/09/06/ciclone-no-rs-saiba-como-ajudar-afetados-pelas-chuvas.ghtml
https://leouve.com.br/ultimas/tempo-real-veja-quais-rodovias-e-pontes-estao-interrompidas-no-rs

error: O conteúdo está protegido !!