Os canais do sistema GIRED/Digitaliza Brasil está a todo vapor no interior do Brasil, possibilitando o acesso aos canais de televisão digital as comunidades do interior Brasileiro, aqui no Rio Grande do Sul a implantação dos canais digitais segue ampliando cada vez mais, quem acompanha nosso portal e acessa seguidamente no Dial Geral – TV Terrestre e navegou entre as letras dos municípios já percebeu o grande aumento de quantidade de canais digitais  liberados para instalação e ativação de canais correspondentes, são eles:

  • Tv Brasil, CanalGOV, Tv Escola, Tv Educação, Canal Saúde
  • Tv Câmara Federal, Tv Assembleia Legislativa RS, Tv Câmara local, Tv Senado federal, Rádio Câmara Federal
  • RBSTV, BAND, SBT, Record, Tv Pampa (dentre outros…)

Estes canais estão sendo possíveis entrar no ar devido ao Programa Digitaliza Brasil do Governo Federal para acelerar a instalação de emissoras digitais no interior do Estado, através de entidades interessadas, com isso agilizando o desligamento analógicos nos municípios contemplados, visto que o prazo final da implantação do sistema no Brasil encerra-se em 31 de Dezembro de 2023, com isso a partir de 2024 nenhuma emissora de tv analógica poderá funcionar, apenas emissoras digitais terão concessão para operar no Brasil.

“O Ministério das Comunicações (MCom) instituiu o Programa Digitaliza Brasil por meio do Livro XII da Portaria GM/MCom nº 1, de 2 de junho de 2023. A publicação estabelece as diretrizes para a conclusão do processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no Brasil.
A TV Digital terrestre é um serviço aberto e gratuito que proporciona qualidade de som e imagem superior à da TV analógica, além de permitir a recepção em dispositivos móveis, como celulares, e a interatividade, inclusive por meio da integração com conteúdo de internet. Desde o início da implantação da TV Digital, o MCom é o responsável pela efetivação da política pública orientada à expansão do serviço para todos os municípios do Brasil. Ainda há no país 4.191 municípios que não concluíram a migração para o sinal digital, ou seja, ainda há transmissão dos sinais analógicos. Quando o Digitaliza Brasil foi instituído, 1.650 municípios dispunham apenas de sinal analógico”. (Portal Gov.br MCom junho 2023)

 

FONTE: https://www.gov.br/mcom/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/digitaliza-brasil-1

error: O conteúdo está protegido !!