crédito: divulgação-JBL
Novo Modelo automotivo da JBL

A empresa JBL lançou um novo modelo de receptor automotivo de baixo custo, porém sem a faixa estendida do FM, o que ocasionou um alerta no setor da radiodifusão.

Conforme publicado essa semana pelo portal tudoradio.com, A JBL, empresa de renome na área de som portátil, anunciou sua primeira linha de rádio automotivo popular, o JBL Celebrity 100. O produto vem a um preço acessível e promete uma boa experiência de rádio FM. Porém, a ausência da faixa estendida de FM (76.1 FM a 87.3 FM), utilizada no Brasil, levanta preocupações no setor.

Curiosamente, em modelos de receptores multimidias automotivos da marca JBL em veículos como a Troller, cuja comercialização foi encerrada em 2021 após a saída da Ford, o FM estendido está disponível.

Marcas conhecidas e famosas de veículos como:
BMW e MERCEDES entre outras, os multimidias estão saindo de fabrica sem o FM estendido, porem em alguns casos a atualização de multimidia resolve o problema, outros, existe dificuldade em relatar o fato as concessionárias, por desconhecerem o assunto relacionado ao FM estendido, com isso não havendo uma solução, ou uma resposta por parte dos vendedores e equipe técnica por desconhecer o assunto.

Conforme ainda relatado pelo portal tudoradio, a VOLKSWAGEN mesmo os colaboradores não sabendo informar sobre possíveis atualizações de multimidia para o FM estendido, desde 2019 os veículos já estão saindo de fabrica com a nova faixa de frequências.

Vale ressaltar conforme publicado pelo mesmo portal que a faixa do FM estendido, teve início com uma portaria do Governo Federal em 2017, que impulsionou a oferta de rádios com a nova faixa a partir de janeiro de 2019. A nova parte do espectro FM brasileiro passou a ser operada em maio de 2021, quando surgiram as primeiras estações fixas no dial.

(atualização 20:16 – 30-03-2023)
No Rio Grande do Sul atualmente já possuímos diversas emissoras migrantes em faixa estendida de FM, as emissoras estão concentradas na região da Grande Porto Alegre e Serra Gaúcha, mas tem previsão de mais emissoras em outras regiões do estado de grande concentração também migrarem para a faixa estendida.

Atualmente até o momento desta matéria são:
79,5 – Rádio Esperança – Porto Alegre
79,9 – Tua Rádio São Francisco – Caxias do Sul
80,7 – Rádio Metrópole – Gravataí
81,9 – Rede Maisnova Grande Porto Alegre – São Leopoldo
82,9 – Rádio Cidade Gospel – Caxias do Sul
83,3 – Rádio Liberdade – Porto Alegre
84,9 – Rádio Play – Porto Alegre

 

FONTES:
https://tudoradio.com/noticias/ver/29050-lancamento-de-radio-automotivo-de-baixo-custo-da-jbl-acende-um-alerta-no-setor-sobre-o-fm-estendido

https://www.jbl.com.br/radio-para-carro/CELEBRITY100.html

error: O conteúdo está protegido !!