Faleceu nesta quinta-feira 02 de fevereiro 2022, a jornalista e apresentadora Glória Maria, personalidade bastante importante e influente da Televisão Brasileira.
Glória Maria estava afastada da televisão desde 2022 por conta da saúde, mas tinha previsão de retorno em 2023. Em 2019, a jornalista e apresentadora foi diagnosticada com um tumor no cérebro, que apresentou metástase, e ela precisou passar por cirurgia. À época, o tratamento teve êxito. Ao lamentar o falecimento, a Tv Globo afirmou no comunicado que “em meados do ano passado, a Jornalista começou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias”.
Trajetória de Gloria Maria
- Iniciou na carreira na Tv Globo como radioescuta fazendo rondas por telefone em batalhões e delegacias e ouvia as frequências dos rádios da polícia, em busca de pautas.
- Um ano depois, passou a atuar como repórter de televisão. A estreia foi na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
- Teve passagem por jornalísticos como o Jornal Hoje, o RJTV e o Bom Dia Rio.
- Foi a primeira pessoa a entrar ao vivo e em cores no telejornal, para mostrar o movimento de saída de carros do Rio de Janeiro em um fim de semana. A passagem quase não entrou no ar por conta de uma lâmpada queimada, conforme revelou a jornalista ao Memória Globo.
- Cobriu a Guerra das Malvinas (1982).
- A invasão da embaixada brasileira no Peru por um grupo terrorista (1996)
- Os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998), entre outros.
- Em 1986, a jornalista passou a integrar a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora entre 1998 e 2007. Foi no programa dominical que Gloria ficou conhecida por reportagens especiais e viagens a lugares exóticos.
- Também ficou marcada por entrevistar grandes celebridades, como Michael Jackson, Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.
- Em 2007, ao lado do repórter cinematográfico Lúcio Rodrigues, a jornalista realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira. Foi uma reportagem também do Fantástico, sobre a festa do pequi, fruta de cor amarela adorada pelos índios kamaiurás, no Alto Xingu. Versátil, Gloria ia de Hollywood aos confins do Brasil em busca de suas pautas.
- Ao retornar à Globo, em 2010, pediu para integrar a equipe do Globo Repórter. Foram nove anos na reportagem do programa, visitando diferentes países. Em setembro de 2019, quando Sérgio Chapelin se aposentou, Glória Maria passou a dividir a apresentação do programa com Sandra Annenberg.
Íntegra da nota a imprensa veiculada pelo Grupo Globo / Tv Globo:
“A jornalista Gloria Maria morreu essa manhã. Em 2019, Gloria foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente, inicialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias. Gloria marcou a sua carreira como uma das mais talentosas profissionais do jornalismo brasileiro, deixando um legado de realizações, exemplos e pioneirismos para a Globo e seus profissionais. Gloria deixa duas filhas, Laura e Maria.”
Nossos sentimentos aos colegas, amigos e profissionais, a essa profissional que muito contribuiu com a comunicação no Brasil.