Divulgação: Rádio São Francisco / Foto: Pablo Ribeiro / Eron Voesch

Tua Rádio São Francisco emissora fundada em 1967, completa 55 anos de história nesta terça-feira (04-10).

Fundada pelos Freis Capuchinhos, entrou no ar em caráter oficial no dia 25 de março de 1967, com o nome de Super Rádio São Francisco AM. Devido a inauguração da São Francisco FM em 1977 (atualmente a Rádio Maisnova FM – criada em 10 de março de 1999), o 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis é considerado a data do aniversário da Tua Rádio São Francisco.

A emissora caxiense é a cabeça de rede Tua Rádio, e a grade é gerada com sistema via satélite, pioneirismo no interior do estado para Alvorada de Marau, Aurora de Guaporé, Cacique de Lagoa Vermelha, Cristal de Soledade, Fátima de Vacaria, Garibaldi de Garibaldi e Veranense de Veranópolis.

Histórico da emissora.

  • Em 17 de dezembro de 1965, o município de Caxias do Sul e região ganhavam mais um canal de radiodifusão, pela iniciativa e idealismo de um grupo de frades capuchinhos, com a finalidade de servir às comunidades regionais dentro do espírito de informar, formar e recrear com os verdadeiros valores humanos e cristãos.
  • Em 25 de março de 1967, entrava no ar em caráter oficial a Rádio São Francisco AM, com a torre de transmissão instalada em 1966 no bairro Santa Catarina.
  • Em 5 de fevereiro de 1973, por determinação de seus sócios-cotistas, recebeu nova razão social: Fundação Cultural Riograndense, permanecendo a denominação Rádio São Francisco.
    Em junho de 1976, com a chegada da concessão do canal “classe A “de frequência modulada, FM. As torres de transmissão foram instaladas em novo local, Travessão Victor Emanuel.
  • Em 1977. Entra no ar A Rádio São Francisco FM, com isso convencionou-se o dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, como a data de aniversário das emissoras.
  • Em 1987, ao completar 20 anos, a prefeitura de Caxias do Sul conferiu à Rádio São Francisco a “Medalha de Caxias do Sul”, que foi entregue pelo prefeito Victório Trez ao então diretor-superintendente Frei Clementino Dotti.
  • Em março de 1999, a Rádio São Francisco começou a transmitir sua programação via satélite e também via internet para a RedeSul de Rádio, sendo a pioneira no interior do Rio Grande do Sul a se organizar como sistema de transmissão simultânea via satélite.

A chegada no FMe

  • No dia 23 de julho de 2021, exatamente as 10h, A Rádio São Francisco passa a transmitir sua programação em faixa estendida de FM, em 79,9 FM. A autorização foi outorgada pelo Ministério das Comunicações e publicada no Diário Oficial da União. Num primeiro momento, a operação será executada como “Serviço Especial Para Fins Científicos ou Experimentais”, no período de um ano. A emissora dos Freis Capuchinhos se tornou a primeira do interior do Brasil a operar na faixa estendida de FM. A solicitação para a emissora integrar a faixa do FM vinha desde 2014 junto ao Ministério das Comunicações e à Anatel.

Diferenças entre AM e FM
Uma das principais diferenças entre as rádios AM e FM está exatamente no alcance. As transmissões em AM cobrem uma área maior, mas estão mais sujeitas a interferência e ruídos. As FM, por sua vez, têm aumento significativo na qualidade, mas são mais adequadas para áreas urbanas.

 

Fonte divulgação: Eron Voesch – Rádio São Francisco / Rede Maisnova FM

Fontes pesquisadas:
https://tudoradio.com/noticias/ver/28130-tua-radio-sao-francisco-completa-55-anos-de-historia-em-caxias-do-sul-rs
https://www.coletiva.net/pelo-rs/tua-radio-sao-francisco-comemora-55-anos-de-historia-em-caxias-do-sul,419463.jhtml

error: O conteúdo está protegido !!